Golpe da Vacina clona WhatsApp

julho 11, 2021

Todo cuidado é pouco: estão se passando por funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) para roubarem dados. Assim que conseguem as informações, eles clonam o whatsapp da vítima e pedem dinheiro aos contatos.

O relato mais recente aconteceu com uma moradora de Belo Horizonte (MG). Ela recebeu mensagens que diziam ser do Sistema Único de Saúde, solicitando atualização de cadastro para receber a vacina contra a Covid-19.

Na mensagem, uma falsa funcionária do SUS pedia que a moradora confirmasse os seis primeiros números de um protocolo de segurança que seria enviado ao seu celular. Esses números eram o código de verificação do whatsapp, que podem ser usados para entrar na conta de um outro aparelho.

Se a mineira tivesse confirmado o código, os criminosos fariam a clonagem da conta do whatsapp, se passariam pela vítima e entrariam em contato com pessoas de sua agenda para aplicarem golpes.

O Ministério da Saúde tem divulgado alertas sobre golpes envolvendo campanhas da vacina desde o começo de 2020. No site oficial, o órgão afirma que “não entra em contato por telefone (ligação, SMS ou aplicativo) para agendar data de vacinação contra a covid-19”.



Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.